A Vivo acaba de anunciar a criação do Vivo Ventures, fundo de Corporate Venture Capital (CVC) que vai investir R$ 320 milhões em até 20 startups nos próximos cinco anos.
As áreas que serão prioritárias nesse investimento são: saúde, finanças, educação, marketplace, áreas de entretenimento e casa inteligente. O valor deve ser destinado a participações de até 20% em empresas em estágio growth, especialmente em rodadas séries A ou B. O objetivo da empresa será investir em startups focadas em soluções inovadoras e capazes de fomentar o crescimento do ecossistema B2C da companhia (ou seja, que vende diretamente para o cliente).
A Vivo já investia no segmento desde 2021, quando foi criada a Wayra – hub de inovação aberta da operadora. Apenas em 2021, a empresa faturou R$ 70 milhões em negócios em negócios que fizeram com as startups do portfólio do hub. Agora, o foco da Wayra é em rodadas seed e pré-seed.
A Vivo possui um faturamento anual médio de R$ 44 bilhões e registra 83,9 milhões de acessos na rede móvel, sendo a empresa líder em telecomunicações no país e estando presente em milhares de cidades oferecendo redes 3G, 4G e 5G.