É muito difícil conviver com pessoas negativas que passam boa parte do dia reclamando e criticando a tudo e a todos. Nesse sentido, é importante manter a positividade para lidar com as adversidades da vida sem se desgastar tanto com a reação das pessoas ao seu redor. Confira algumas dicas sobre como fazer isso!
Gratidão pelos aspectos positivos
Muitas vezes, passamos a maior parte do nosso tempo focados no que falta fazer ou conquistar. E acabamos nos esquecendo de reconhecer tudo o que conquistamos e agradecer por elas e pelo aprendizado obtido neste processo.
Por isso, que tal manter o hábito de escrever um pequeno diário por todas as coisas que você conquistou e tudo de bom que você fez em sua vida. Isso te ajuda a apurar o seu olhar para as coisas que te estimulam e te motivam em sua vida.
Escrever costuma ser uma ferramenta importante para te ajudar a reconhecer suas emoções, expressar como você se sente e, assim, entender melhor os seus processos emocionais e criar estratégias para lidar com eles.
Sem comparações
Um hábito bastante prejudicial para nós e nossas relações é o de se comparar com outras pessoas. Cada pessoa é única e possui uma história de vida igualmente única.
Comparar-se com outras pessoas é tentar fazer a sua trajetória caber na trajetória de outra pessoa e vice-versa. Ao fim das comparações, resta tristeza, frustração e incompreensão.
Se perceber que está acessando conteúdos em redes sociais e começando a se comparar com outras pessoas, lembre-se da sua história, da sua história de vida e que cada pessoa é singular.
Fazer boas ações
Quando se pensa em boas ações, a maioria das pessoas costuma acreditar que é preciso fazer algo grandioso para que a ação seja considerada boa. Porém, ações simples no cotidiano já são benéficas.
Ser gentil ao falar com as pessoas, cumprimentar todas pelo seu nome, elogiar alguém (incluindo pessoas desconhecidas), agradecer a ajuda de alguém, entre outros exemplos.