Uma pessoa autodidata é capaz de aprender algo sem frequentar um ambiente ou instituição dedicada ao ensino (como escolas ou faculdades). A pessoa autodidata também mobiliza recursos financeiros, físicos e emocionais para aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Na prática, ela busca materiais e organiza uma rotina de estudos para consolidar esse aprendizado. Confira quais as vantagens de ser autodidata a seguir!
Características de um autodidata
Comumente, uma pessoa autodidata apresenta uma série de características. Uma delas é a disciplina: é preciso manter a rotina de estudos para conseguir desenvolver um aprendizado.
Outra característica importante é a organização. É necessário organizar materiais e a maneira de estudar (sequência de temas e o jeito como cada um vai ser estudado). Sem isso, é comum se perder nos temas e não manter a regularidade do estudo. Outra característica de uma pessoa autodidata é a curiosidade. Ela é movida pela sede em descobrir algo ou fazer uma coisa que não se sabia antes.
Por fim, pessoas autodidata também têm iniciativa e são flexíveis, saem da zona de acomodação e se colocam o desafio de aprender coisas novas. O processo de aprendizagem exige tentar mais de uma vez e ser flexível para revisar o cronograma de aprendizado caso surjam imprevistos ou dificuldades.
Alguns exemplos de aprendizados comumente desenvolvidos por autodidatas são aprender a cozinhar um prato, um novo idioma, fazer uma técnica artesanal (como produzir roupa, acessório, bijuteria, entre outros exemplos).
Vantagens de ser autodidata
Existem várias vantagens em ser uma pessoa autodidata. A primeira é a capacidade de reconhecer o que te motiva em determinado momento a aprender. Outra é a capacidade de estabelecer e cumprir metas e desenvolver a criatividade (já que é a própria pessoa que define o que e como adquirir um conhecimento).
A pessoa autodidata também amplia os seus conhecimentos de forma mais contínua, sem precisar depender estar matriculado em uma instituição de ensino ou pagar determinado curso.