Uma das especializações possíveis dentro da Psicologia é a de neuropsicólogo. Você sabe o que faz esse profissional e em que momento é recomendado procurá-lo? Confira todos os detalhes a seguir!
Como se tornar um neuropsicólogo?
Esta especialização dentro da área da Psicologia é uma interface entre a Psicologia e a Neurologia. Esta área estuda como as relações feitas pelo cérebro influenciam nossos comportamentos.
Para se tornar neuropsicólogo, o profissional deve ter concluído uma graduação em Psicologia e depois cursar uma pós-graduação em Neuropsicologia. Isso mesmo: é necessário estudar bastante.
Na prática, esta é uma área ampla que oferece um leque diversificado de possibilidades de atuação. Mas a função básica do neuropsicólogo é avaliar, investigar e criar hipóteses diagnósticas. E então desenvolver um plano de tratamento para o paciente. Neste plano, o neuropsicólogo pode atuar diretamente ou encaminhar o paciente para profissionais indicados para cada caso.
Quando buscar um neuropsicólogo?
Existem algumas ocasiões em que se indica buscar um neuropsicólogo. Uma delas é no processo de reabilitação de pessoas que perderam uma função cognitiva em decorrência de um problema de saúde. Alguns exemplos de funções são atenção, memória e linguagem.
Este profissional também pode ser requisitado quando há a necessidade de diagnóstico e/ou pesquisas em instituições como universidades, hospitais, clínicas, reabilitação e juizados.